Diana
Upcycling de vestido de noiva
Diana foi uma cliente que me procurou para fazer um arranjo em um vestido que ela já havia comprado, pois seu casamento estava marcado para o ano da pandemia e teve de esperar para que pudesse celebrar. Particularmente prefiro por não fazer certos arranjos, pois muitas vezes não é possível saber como foi feira aquela construção ou se existe sobra de tecido internamente, ao olharmos somente a peça pronta.
Mas o caso dela foi diferente, pois ela precisava reduzir o vestido e retirar as mangas, então seria possível. Embora só tenha descoberto que a cliente havia feito uma cirurgia que reduziria suas medidas drasticamente, acabei por aceitar e começar a desfazê-lo para colocar nas medidas que havia feito dela, coisa de 30cm a menos do vestido original. Mas já na segunda prova, ela havia perdido mais alguns centímetros, o que me fez conversar com ela para deixarmos as provas mais próximas da data do casamento, para não corrermos o risco de o vestido ficar largo no dia tão esperado.
Ao final da reconstrução do modelo, foram reduzidos mais ou menos 40cm de circunferência só da cintura. Retirei as mangas, aproveitei a base de corpo em decote coração e reconstrui um top com alças e basbatanas para dar mais sustentação aos seios. O fechamento foi feito em botões forrados que vieram com o próprio vestido. Retirei toda a renda e recortei os florais para posicioná-los da melhor forma possível no corpo e ombros, deixando alguns florais levemente soltos, para dar mais movimento. Foi feito também um novo saiote para acomodar e permitir certo volume para a saia, que levava somente três camadas de tule e um forro.
O trabalho de reaplicação das rendas foi extremamente trabalhoso, porém o resultado trouxe a beleza que esperava. A cliente ficou encantada e consegui reaproveitar praticamente tudo do vestido, precisando comprar somente o tule ilusion para o top e o material do saiote. Um verdadeiro upcycling!